Blog Certo Vestibulares

BLOG

SISU e PROUNI: Conheça as possibilidades de bolsas através do ENEM

SISU e PROUNI: Conheça as possibilidades de bolsas através do ENEM

O ENEM é o maior exame vestibular do Brasil e conta com milhões de inscritos em 1.661 municípios do país. Através da prova, milhões de vagas são disponibilizadas em Universidades de todo o país através de programas como o SISU e o PROUNI. 

As possibilidades são muitas e você precisa estar bem informado sobre todas as suas chances. Entenda a diferença entre as formas de seleção.

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos oferece, para estudantes de baixa renda, bolsas de estudo integrais ou parciais - quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso - em faculdades ou universidades particulares. O Prouni também seleciona os candidatos com base na pontuação obtida pelo Enem: é necessário ter feito mais de 450 pontos na prova, e não ter tirado nota zero na redação.

Para participar, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma instituição de ensino particular como bolsista. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.